Os polifenóis costituem um grupo químico que possui uma ou mais unidades de fenol por molécula. Estas espécies químicas podem ser encontradas em chás, vinhos, café, diversas frutas e vegetais.
A ação antioxidante dos polifenóis está relacionada a sua capacidade de se ligar ao Ferro, composto que normalmente está presente nas reações de formação de determinados radicais livres e EROs e as conseqüências destas, tais como a peroxidação de membranas plasmáticas de células, dentre outros. A ação oxidativa do Ferro não está restrita a organismos vivos, mas também está relacionada
à degradação de alimentos. Isso ocorre porque o Fe, por meio de todas as reações químicas que o utilizam para gerar radicais livres (especialmente OH*), acaba atuando como um agente determinante da degradação dos alimentos e de madeira.
Muitos estudos foram feitos acerca da ação protetora dos polifenóis (como o catecol) sobre esses dois compostos.
Existem pesquisas que não obtiveram resultados positivos para a ação antioxidante do polifenol, como a de Contreras e colegas, o qual verificou que ocorria uma degradação intensificada da madeira após o tratamento com diversos polifenóis catecóis, incluindo catecol, acido 2,3 dihidroxibenzóico, e compostos semelhantes que foram isolados de determinados fungos. Sob condições de pH baixo, esses compostos atuaram reduzindo o Fe3+ a Fe2+ ao se encontrarem em sua forma monocomplexada.
Todavia não se constatou a atividade do Tiron no mecanismo ciclo-redox, visto que este catecol não é capaz de reduzir Fe3+.
Por outro lado, cientistas como Binbuga e colegas, comprovaram a ação conservativa do n-propil galato ao ser aplicado sobre a madeira. Assim, esse grupo de investigadores atribuiu o efeito conservador à quelação do Ferro nas condições ácidas presentes na situação em que a madeira se encontrava. O n-propil galato atuou como quelador do ferro devido a sua ação ação anti-fungos, já que acaba por atrapalhar a reação de Fenton e os ciclos de oxi-redução de que o fungo se utiliza para degradar a madeira.
Além de contribuírem para a preservação de madeira, muitos estudos atribuem aos polifenóis a capacidade de preservar alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos. Contudo, ação dos polifenóis na conservação destes compostos atua de modo diferente da conservação da madeira: ao invés de interagir com o Ferro evitando que este promova a produção de radicais livres, os polifenóis promoverão o seqüestro destas espécies químicas. Apesar de ter efeitos benéficos o polifenol forma complexos Ferro-polifenóis, os quais têm sido relacionados a caracteres negativos presentes nos alimentos, tais como escurecimento das frutas fatiadas.
Referência bibliográfica:
A Review of the Antioxidant Mechanisms of Polyphenol
Compounds Related to Iron Binding
Nathan R. Perron Æ Julia L. Brumaghim
Nenhum comentário:
Postar um comentário