sábado, 21 de agosto de 2010






O que é ferro


O ferro é um componente fundamental de hemoglobina (pigmento dos glóbulos vermelhos do sangue transportador do oxigénio) e de alguma enzimas respiratoria.









A déficiença desse mineral resulta de uma anemia, porém nosso organismo só consegue absorver um cerca de 10% desse mineral contido no cereal.então se ele fosse acompanhado com um alimento rico em vitamina c como suco de laranja, sua absorção pode chegar á 40%.

A deficiência de ferro é comum, principalmente em mulheres pela perda durante pela menstruação. além de perder este mineral pela urina e transpiração, a própria corrida pode atrapalhar a habilidade de absorção de ferro.


Como é encontrado no organismo


Sais minerais e vitaminas funcionam como "co-factores" do metabolismo no organismo. Sem eles as reacções metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efectivas. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contracção muscular, carregar oxigénio para a musculatura e regular o metabolismo energético.Embora presentes na dieta, alguns minerais nem sempre são ingeridos nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, estreasse, trauma, perda de sangue e algumas doenças. Muitos corredores também tem deficiência de minerais. Isto porque exercício vigoroso acelera a perda pela urina e suor.Existem duas doença relacionadas ao excesso ou deficiença de ferro no organismo : hemocromatose e anemia ferropravian,respectivamente.hemocromatose , ou hematocromatose , é uma doença em que ocorre acumulo de ferro nos tecidos , principalmente no fígado, no pancréas , no coração e na hipófise.o ferro em excesso é utilizado para a produção de hemoglobina, diminuindo a concentração.




A presença do ferro é indispensável ao desenvolvimento correto de numerosas funções fisiológicas.



referencias bibliograficas:

http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Radicais_Livres
pilates/ emagrecimento /obesidade/ carboidratos /índice de massa corporal IMC peso ideal
http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Tudo_sobre_vitaminas

Nenhum comentário:

Postar um comentário