sábado, 14 de agosto de 2010

peroxidação de lipídios

radicais livres podem levar a uma oxidação de lipídios poliinsaturados e proteínas em membranas, os principais iniciadores da peroxidação de lipídios são os radicais hidroxila e o hidroperóxido, vale ressaltar que os radicais NO. e O2-.(porém o ONOOH e/ou seus produtos de decomposição estão relacionados com a lipoperoxidação).EROS podem atuar sobre lipídios de duas formas: abstraindo H. ou pela adição de um EROS podem atuar EROS, a adição ocorre em ligações duplas entre carbonos enquanto que a abstração de H. ocorre principalmente em grupos metilenos bis-alílicos(RC=CH-CH2-C=CR). Esses radicais geralmente sofrem um rearranjo formando dienos conjugados. A prática de irradiação para preservar alimentos estimula a peroxidação de lipídios através da homólise da água (além de outros efeitos).

Se dois radicais carbonos colidirem haverá formação de ligações entre cadeias laterais de lipídios, porém essas reações ocorrem significativamente quando a concentração de O2 é muito baixa, geralmente os radicais carbono reagem com o O2 formando os radicais peroxis, com proteínas de membranas ou colesterol.

Os radicais peroxis por sua vez podem reagir com outros lípidios abstraindo H. formando outro radicais peroxis e hidroperóxidos lipídicos.

O ferro (ligado a outros compostos) é um intensificador da lipoperoxidação, ele pode participar de reações de transferência de elétrons formando OH., Fe II pode sequestrar H. de hidroperóxidos lipídicos formando radicais alcoxis (RO.) que podem abstrair H. de AGPIs ou hidroperóxidos enquanto o Fe III pode abstrair H. de hidroperóxidos. Outros metais de transição também afetam a lipoperoxidação.

O oxigênio singleto também está envolvido na lipoperoxidação, ele reage com duplas ligações em lipídio formando hidroperóxidos facilitando a liporperoxidação (o HOO. por exemplo pode reagir com LOOH formando LOO.), portanto não inicia reações em cadeia. ele pode ser formado através da iluminação de lipídios na presença de sensitizadores de 1O2 (isso está relacionado com algumas doenças de visão) ou quando dois radicais peroxis reagem entre si.



A lipoperoxidação leva a uma perda na fluidez de membranas, maior facilidade de lipídios trocarem de camada lipídica, aumento da permeabilidade da membrana a substâncias indesejáveis, danificar enzimas e proteínas e ligar proteínas de membrana entre si, diminuindo sua mobilidade lateral e rotacional.

Algumas consequências da lipoperoxidação, produtos, funções e formas reparação.

A peroxidação de lipídios pode estar relacionada a alguns processos celulares, por exemplo, quando a [Ca++] aumenta intracelularmente devido ao estresse oxidativo, fosfolipases A2 clivam ácidos araquidônicos da membrana que sofrem oxidação e estimulam a síntese(como precursores) de eicosanóides (moléculas que atuam como hormônios locais).

Continua oxidação de cadeias laterais de ácidos graxos e sua fragmentação para produzir aldeídos e hidrocarbonos leva eventualmente a perda de integridade de membranas, o que tem diversas consequências. Alguns produtos da lipoperoxidação podem levar a danos em proteínas.

Hidroperóxidos de lipídios podem agir na proliferação celular, altas concentrações a bloqueiam. Alguns isoprostanos (resultados da peroxidação de fosfolipídios) estão relacionados a vasoconstrição. A decomposição de LOOH, LOO. ou LO. forma principalmente(quantitativamente) aldeídos, tais aldeídos são bastante tóxicos, também é produzido etanos e propanos (importantes na medição da intensidade da lipoperoxidação.

A lipoperoxidação também pode estar envolvida com processos de sinalização celular através de vias específicas. Prostaglandinas e leucotrienos, por exemplo, são derivados da peroxidação de AGPIs, processo mediado por lipoxigenases, fazem parte de vários processos fisiológicos, sendo essenciais em sinalizadores em inflamações.

Pode haver reparo da lipoperoxidação através de vários processos, LOOH em membranas podem ser reduzidos a álcoois pela PHGPx. Cadeias laterais oxidadas podem ser clivadas pela fosfolipase A2, uma vez livres, a GPx1 as metabolizam. PAF acetilhidrolases também atuam na reparação de membranas.

Bibliografia: Free radicals in biology and medicine(2007);

http://www.jbc.org/content/269/42/26066.full.pdf e;

Functional metabolism, regulation and adaptation (2004).

Nenhum comentário:

Postar um comentário