quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Para as futuras mamães :D

Para as futuras mamães que podem estar lendo nosso blog aqui vai uma postagem para elas: A importância do ferro na gravidez e a sua relação com o stress oxidativo.
A sabedoria popular sempre apregoou o fato de que as grávidas devem comer muito feijão, beterraba e outros alimentos ricos em ferro para que o bebê nascesse sadio e fortinho. Agora sabe-se que não se trata apenas de uma superstição popularesca mas que esse conselho é da maior importância médico-clínica.

Durante a gravidez, o volume sanguíneo da mãe deve aumentar consideravelmente de modo que possa haver entrega de nutrientes tanto para ela quanto para o rebento. Logo, deve haver uma maior mobilização de ferro materno para a geração de novos eritrócitos capazes de levar oxigênio ao feto. Entretanto o aumento do plasma sanguíneo é maior do que o aumento efetivo de eritrócitos e dessa forma temos um quadro em que, proporcionalmente, há uma anemia gravídica, ou seja, além de uma grande quantidade de ferro ser retirada das reservas maternas ele ainda é insuficiente para suprir as demandas do binômio mãe-filho. Torna-se evidente, portanto, que a grávida deve ter um mínimo controle sobre a ingestão de ferro afim de que esse tipo de complicação não ocorra.
Até aqui se falou da falta de ferro durante a gravidez, porém a presença excessiva desse mineral durante o período gestacional também pode configurar um problema grave visto que na grávida uma nova estrutura esta presente: a placenta. Esse órgão é de suma importância, pois faz a comunicação entre a mãe e o feto, servindo de passagem para o sangue, nutrientes e oxigenação. A placenta é uma estrutura muito rica em mitocôndrias e devido a essa característica ela apresenta um potencial de provocar um stress oxidativo muito alto. Como já foi falado em postagens anteriores, o ferro atua na formação de radicais livres quando interage com o oxigênio. Logo as futuras mamães têm uma “faca de dois legumes” nas mãos: se por um lado necessitam de uma dieta um pouco mais focada no ferro, o excesso (mesmo que pequeno) desse mineral atuará juntamente com a fonte de alimentação do bebê (placenta) para produzir espécies químicas que podem levar a um desenvolvimento inadequado da gestação. Casos de nascimento precoce, bebês com media de peso abaixo do esperado e concentração elevada de ferro no sangue são algumas das possíveis conseqüências de um balanço inadequado da dieta de ferro.

O mais importante para vocês, futuras mamães, é procurar um médico e buscar sempre manter uma alimentação balanceada durante a gravidez!

referencias bibliográficas:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-84842010005000057&script=sci_arttext

http://jn.nutrition.org/cgi/content/abstract/133/5/1700S

Nenhum comentário:

Postar um comentário