terça-feira, 13 de julho de 2010

Participação do Ferro nos processos oxidativos


Os radicais livres são compostos extremamente reativos devido à sua alta instabilidade. As espécies químicas altamente reativas são geradas quando ocorre uma reação de óxido-redução em que surgem elétrons desemparelhados na camada de valência dos átomos que compõem essas espécies, gerando, portanto um número ímpar na quantidade de elétrons de valência.
Os compostos radicalares mais presentes em vias metabólicas do nosso organismo são os oxigenados sendo eles : O2*(superóxido) , HO2* ( hidroperoxila), OH- (hidroxila) e H2O2(peróxido de hidrogênio).
Estudos têm demonstrado que a ocorrência de processos fisiopatológicos, como por exemplo o envelhecimento, aterosclerose e inflamações, estão diretamente ligados ao acúmulo de radicais livres que se dá no organismo. Nesse contexto, a participação do ferro deve ser citada uma vez que ele é capaz de participar na formação ou inibição dos compostos supracitados.
A formação dos compostos oxigenados pode ser feita,principalmente, segundo dois tipos de reação sendo elas a de Haber-Weiss e a de Fenton (a seguir). Em ambos os casos, íons de ferro interagem com O2 molecular e desancadeia uma série de reações que levam à formação de radicais livres.

Reação de Fenton:

Fe++ + O2 <————> Fe+++ + O2-.

2O2-. + 2H+ ————> O2 + H2O2

Fe++ + H2O2 ————> Fe+++ + OH- + OH.


Reação de Haber-Weiss:

Fe+++ + O2-. <———-> Fe++ + O2

Fe++ + H2O2 ————> Fe+++ + OH- + OH.

O2-. + H2O2 ————> O2 + OH- + OH-


Um aspecto importante em relação ao ferro é a sua relação com a produção de resíduos metabólicos de oxigênio quando ocorre um trauma ou uma hemorragia. Nesses acidentes há grande liberação de íons ferro dentro da membrana celular. Este fato ,aliado a uma possível queda na concentração de agentes anti-oxidantes, pode levar à formação da cadeia reativa dos radicais livres que atacará as membranas celulares. Essa afirmção é corroborada pelo fato de que experimentos em que o ferro quelado, isto é "aprisionado" em uma estrutura covalente, era adicionado à ratos ,no período pós-trauma, não ocasionavam essa cascata de eventos formadores de radicais livres. Logo, percebe-se que quando o ferro está inativo ( em decorrência do agente quelante) a manifestação do mesmo em reações que envolvam a produção das espécies reativas do metabolismo do oxigênio inibe a formação dos radicais.

bibliografia: http://publicacoes.cardiol.br/abc/1996/6604/66040013.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário