sábado, 10 de julho de 2010

Grupo: MARIA DE FÁTIMA SAINZ UGARTE
KARLA MARIA MENDES DO AMARAL
LUIZ GUSTAVO MOREIRA COSTA
ESDRAS BAYILIEL MOUTOU
IGOR CASTRO CARNEIRO


Projeto vencedor para o tema radicais livres, antioxidantes e ferro:

Tema: Radicais livres e antioxidantes

Radicais livres vêm sendo constantemente objetos de diversos estudos na área da bioquímica. Diversas pesquisas e teorias mostram aplicações práticas para os estudos nessa área. Por ser um tema bastante interessante e complexo, nosso grupo o escolheu para estudar e fazer o projeto de bioquímica e biofísica.

Pretendemos apresentar e por em nosso blog uma base de teorias e estudos para um entendimento sobre radicais livres e antioxidantes, possibilitando amplo entendimento de todos no assunto, formas de atuação de radicais livres no organismo humano, doenças relacionadas a radicais livres e mecanismo de controle dos mesmos pelo organismo humano.

Tais assuntos englobam diversas áreas interessantes com o envelhecimento, o câncer, alimentação, fisiologia, radiação entre outras.

Somos constantemente bombardeados de informações sobre alimentos que fazem mal ou bem para a saúde, porém, é possível confiar nesses dados? Diversas vezes nos encontramos com pesquisas contraditórias como uma dizendo que pizza faz bem a saúde, a outra dizendo que queijo faz mal a saúde, deveríamos então comer pizza sem queijo?

Tendo essas contradições isso em vista, será dado enfoque não a aplicações práticas dos estudos sobre radicais livres e sim à metodologia de pesquisas e experiências realizadas sobre o assunto, evitando dados baseados simplesmente em freqüência de incidência de determinado fenômeno em determinada população. Assim, pretentendemos criar um blog e uma apresentação muito interessante sobre radicais livres.




RADICAL LIVRE: O QUE É ISSO?

O tema “radicais livres” é comumente abordado em diversas revistas, jornais e artigos que tem como objetivo discutir os efeitos (principalmente os maléficos) dessa espécie química em nosso organismo. Mas, afinal o que são os radicais livres?

A expressão radical livre nomeia espécies químicas (moléculas, átomos ou íons, por exemplo) que apresentam um ou mais elétrons desemparelhados em seu orbital mais energético e que possuem uma existência independente. Sua formação se deve a uma reação química homolítica entre espécies não radicais covalentemente ligadas ou à adição/ retirada de elétrons de uma espécie não radical.

Em nosso organismo são formadas diversas espécies desse tipo, como aquelas derivadas de átomos de oxigênio, carbono, nitrogênio e enxofre.

HO2* (hidroperoxil), RO2*(peroxil) e OH*(hidroxil) são alguns exemplos dos radicais livres produzidos em nosso corpo, sendo o último um dos mais reativos.

Em nossas células, algumas das reações oxidativas na degradação de aminoácidos e gorduras produzem radicais livres e peróxido de hidrogênio (H2O2), os quais podem provocar alterações químicas irreversíveis na maquinaria celular, inutilizando-a e, assim, causando sérios problemas para a saúde do indivíduo.












As fontes de radicais livres podem ser divididas em endógenas e exógenas:

Fontes exógenas:

As principais fontes exógenas de radicais livres têm relação com o estilo de vida do indivíduo (fumo, alcolismo, alimentação não saudável), com sua interação com o ambiente (exposição exagerada a raios ultravioleta, herbicidas, poluentes do ar), com sua profissão (radiologistas que estão em contato com raios X), etc.


Fontes endógenas:

Os radicais livres produzidos no nosso corpo são provenientes principalmente das reações efetivadas na cadeia transportadora de elétrons da mitocôndria.



Em próximas postagens veremos com mais detalhes qual seu mecanismo de ação, como o organismo evita a formação dessas espécies químicas, dentre outros tópicos.

Bibliografia: Functional Methabolism- Marcelo Hermes Lima;
Halliwell, B. Reactive species and antioxidants. Redox biologyis a fundamental them of aerobic life. Plant Physiology, 141: 312-322,2006

Um comentário:

  1. Oi Pessoal,
    aqui vai uma material para ajudar voces:

    http://www.4shared.com/file/89585909/36e97578/chapter_12__2004_.html

    abraçao
    Marcelo Hermes

    hermeslima_unb@yahoo.com.br
    (podem me escrever)

    ResponderExcluir